domingo, 14 de novembro de 2010

O sal e a pressão alta

O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio e o cloro, que se juntam formando o cloreto de sódio. Do sal recolhido do mar, somente 5% é utilizado para consumo humano. O restante vai para a indústria, servindo para fabricar papel, tecidos, cosméticos, tinturas, detergentes, remédios, etc.



O sal é necessário para manter a vida. O sódio tem funções nobres no organismo como controlar o equilíbrio da água, contribuir para transmitir impulsos nervosos do cérebro para o corpo, permitir a contração muscular e participar da regulação do ritmo do coração.

O sódio provoca pressão alta quando a gente come aquela comidinha mais salgada e dá sede. A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue e como o equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito, existindo mais sódio, precisa haver mais água. Com o aumento de sódio no sangue, complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro das células, provocando desidratação e risco de morte.

O aumento do volume de sangue, ocorrido por causa do aumento de água para diluir o sódio, faz aumentar a pressão dentro das artérias, assim como as águas da chuva intensa faz os rios inundarem por não conseguirem conter o volume e a pressão das águas em suas margens. As artérias e as veias são condutos fechados que sofrem pressão com a quantidade aumentada de líquidos que provoca a hipertensão arterial. A pressão alta vai enfraquecendo as artérias que podem se romper, causando o derrame ou entupir, causando o infarto.

O leite materno contém somente um pouco de sal. A quantidade ideal de sódio indispensável para o bebê, sem excessos. O gosto pelo sal é adquirido. O bebê será um adulto com pressão alta dependendo do que ele aprender em relação à quantidade de sal que virá a satisfizer seu paladar. E o gosto adquirido pelo sal vai depender do cuidado dos pais com a quantidade de sódio que as crianças ingerem.

A Organização Mundial da Saúde determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve comer por dia é de 5 gramas que equivale a uma colher de chá, contendo 2,5 gramas de sódio. A colher de sopa contem ± 15 gramas. No Brasil cada pessoa ingere em torno de 10 gramas de sal por dia, sendo o dobro da quantidade recomendada.

Se a pessoa viver de sanduíches, batata frita, salgadinhos e comida industrializada, pode chegar a ingerir 20 gramas por dia, ou mais. Para cada 10 gramas de sal, o organismo precisa reter 1 litro de água, todos os dias, que aumenta o volume de sangue circulando, que obriga o coração a trabalhar com mais força, que aumenta a pressão arterial.

Assim como nós, os outros animais também possuem a presença de sal no organismo. A carne de vaca é naturalmente salgada, assim como a das aves e peixes. Mesmo os vegetais também contêm sal, ainda que em menor quantidade. O risco de ingerir sal em excesso aumenta quando os alimentos são industrializados. Um único sanduíche pode ter 80% do sal que você pode ingerir por dia. Duas recomendações básicas para se controlar a quantidade de sal são: eliminar o uso do saleiro e começar a ler as informações nutricionais dos produtos que compra. 

O sal contido naturalmente nos alimentos é mais do que suficiente e não é necessário acrescentar mais sal na comida. Observe as informações nutricionais que estão nas embalagens dos alimentos, geralmente com uma letra muito pequena, e veja a quantidade de sódio que você ingere por dia. Perceba que VD (valor diário máximo para o Sódio) = 2400 mg. Por isso, dê sumiço ao saleiro e não deixe as crianças usarem.

Prefira alimentos frescos. Aprenda a usar e abusar dos temperos naturais como alho, cebola, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, tomilho, cebolinha, hortelã, curry e outros. Enlatados em conservas, como azeitonas e piches, alimentos em pó, como sopas e temperos, caldos em cubos e embutidos como salsicha, mortadela e outras carnes salgadas devem ser evitados.

Leia as informações nutricionais e decida se você quer mesmo toda esta quantidade de sal na sua vida e não se esqueça de verificar também o glutamato monossódico que também contém sódio. Cuidado com os “salgadinhos” aperitivos (biscoitos, amendoins, batata frita, etc.) e com os sanduíches prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário