terça-feira, 2 de novembro de 2010

Diabetes

O corpo humano se alimenta de três substâncias básicas: água, oxigênio e açúcar que dentro do organismo é chamado de glicose. A glicose e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e células do corpo. As células, por sua vez, transformam o açúcar e o oxigênio em energia que nos mantém vivos. Para isso acontecer, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro da célula e como isso não acontece de forma natural, o organismo utiliza um “transportador” chamado insulina.

A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária à vida. O diabetes é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina, impedindo a glicose de entrar na célula. Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue se transforma em um melado, cheio de glicose que não pode entrar na célula.

O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina e a quantidade de insulina produzida por ele vai depender da quantidade de açúcar que se come. Quanto mais açúcar se come, mais o pâncreas tem que trabalhar! Consideremos que batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvetes, vinho, cerveja, cachaça, etc. é o mesmo que açúcar!

O pâncreas deixa de produzir insulina por cansaço. A prática de exercícios físicos, por exemplo, ajuda o consumo de glicose e auxilia o trabalho do pâncreas. Se a pessoa engordar, serão necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!

O diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue. Começa em qualquer idade, quando a pessoa faz as suas três piores escolhas em termos de saúde:engordar; não fazer atividade física;  se alimentar de forma inadequada.

Vejamos no link abaixo, um filme do laboratório Pfizer sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário