quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ergonomia nos mobiliários


Sabe aqueles móveis que são anunciados pelas grandes redes de varejo com prestações a perder de vista? Do tipo aquele que a vovó comprou para organizar a sala que estava uma bagunça. Ele arruma o computador de modo que fique cada coisa em seu lugar... Pois cuidado! É bem provável que o seu irmão mais novo que passa horas na internet tenha problemas posturais.

 Em uma postagem anterior já comentamos o significado da ergonomia e sua relação com a movimentação corporal. Seja em casa ou no trabalho, ficar sentado na mesma posição por longos períodos de tempo também pode causar desconforto físico ou lesão, ainda mais quando o mobiliário não ajuda.

 A Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece alguns requisitos importantes para o trabalho sentado considerando longos períodos de permanência. As mesas e escrivaninhas devem ter a altura da superfície de trabalho compatível com o tipo de atividade e principalmente ter características dimensionais que possibilitem o posicionamento e a movimentação adequados dos movimentos corporais.

Para as cadeiras, por exemplo, a Norma prescreve que os assentos tenham altura ajustável com pouca ou nenhuma conformação na base e borda frontal arredondada. O encosto deverá ter uma forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
 
Vejamos algumas dicas que podem ajudar a prevenir riscos ergonômicos e seus conseqüentes problemas posturais.

Coluna: Ao sentar-se próximo à superfície de trabalho, deve-se apoiar a coluna no encosto da cadeira, em uma posição reta ou levemente inclinada para trás, com a cadeira próxima da mesa de trabalho, cuidando para que o tronco e o pescoço não fiquem curvados.

Braços: Os braços devem estar relaxados com os antebraços e as mãos paralelos ao chão. Os cotovelos devem ficar na altura do tampo da mesa e os pulsos devem ficar o mais reto possível.

Cabeça: A cabeça deve ficar reta ou inclinada ligeiramente para frente evitando-se permanecer com a cabeça ou o tronco torcido.

Pernas: As coxas devem estar na horizontal ou levemente inclinadas para baixo.  A tíbia deve formar um ângulo quase reto com o fêmur.  Os pés devem ficar retos no chão e se necessário, pode-se utilizar um apoio para os pés.

O hábito de postura correta implica numa cadeira ideal, regulável em altura, inclinação de assento e apoio para os braços.  Quando sentado, a pessoa deve ficar com as pernas num ângulo de 85 a 110º de flexão em relação ao quadril, joelhos e tornozelo.  O encosto das costas deve ir da base das escápulas até a curva lombar.

 A mesa para uso de microcomputadores deve possuir uma altura correta. O teclado deve permitir uma digitação com os braços relaxados e as mãos em posição neutra.  O conforto da posição sentada deve considerar duas alturas: a altura da cadeira e a altura da mesa. Como existem variações das dimensões corporais das pessoas, é evidente que uma postura confortável para a maioria só será obtida com a regulagem ao menos de uma destas duas alturas.

Quando a mesa e a cadeira são reguláveis em altura, todas as combinações são possíveis e susceptíveis de oferecer uma boa adequação da pessoa ao mobiliário. Já quando a mesa é fixa e a cadeira é regulável em altura, a regulagem da cadeira deverá satisfazer aos critérios de conforto dos membros inferiores, com os pés bem apoiados sobre o solo e com ausência de compressão das coxas, os ângulos de conforto dos braços e do antebraço, e o conforto visual ligado à distância dos olhos ao plano de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário