domingo, 17 de outubro de 2010

Segurança no trânsito - Motos

Todos os dias motoristas e pedestres travam uma verdadeira batalha nas ruas e estradas. O resultado é um saldo elevado de atropelamentos por ano, com muitas vítimas fatais. De quem é a culpa? Dos motoristas? Dos motociclistas? Dos ciclistas? dos pedestres? ... De todos eles, porque muitos não obedecem as leis de trânsito.

O que dizer da foto abaixo?



Pedestres costumam ficar no meio-fio esperando o sinal fechar, e isso atrapalha os motoristas podendo causar acidentes com sérias conseqüências. É rotineiro ver pedestres atravessando a rua com sinal fechado para eles ou caminhando fora da faixa. Neste caso, eles mesmos são culpados, lembrando que todo motorista também é pedestre.


Alguns motoristas de carro são distraídos e acabam cometendo atos que podem causar graves acidentes aos motociclistas. Os motociclistas deveriam ter um comportamento mais prudente no trânsito e não confiar tanto na sorte.


Os pontos cegos são os pontos nos quais os motoristas não vêem os motociclistas. Estando de moto, deve-se evitar se posicionar nestes pontos. Muitos motoristas não regulam corretamente espelhos retrovisores e trocam de faixa sem observar atentamente a aproximação de motos que vêm em alta velocidade.


Os motociclistas devem sempre permanecer em local visível aos motoristas. Trafegar com os faróis e lanternas acesas. Sinalizar as curvas e ao trafegar atrás de carros, procurar se posicionar na linha dos pneus ao invés de se posicionar no meio do carro. Os motoristas podem passar sobre buracos ou objetos e o motociclista só ver em cima da hora. É sempre importante manter uma distância de segurança dos demais veículos.


Os motociclistas devem manter distância e evitar o máximo possível pilotar atrás de veículos altos, tais como furgões, ônibus e caminhões que não permitem ver o que acontece à frente. É importante manter a velocidade compatível com a via sem trafegar muito lento ou em alta velocidade.


Em congestionamentos, as motos devem manter a prudência e trafegar em baixa velocidade, no máximo a 20 km/h, para que seja possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevistos que possam surgir.


Motos devem andar na frente. Andar muito devagar também pode ser perigoso. Nesta situação, deve-se permitir a passagem dos carros, e trafegar na lateral sempre prestando a atenção nos motoristas imprudentes que mudam de faixa sem prévia sinalização.


Você pode estar pensando que estas dicas são muito básicas e que mesmo a leitura deste tema é cansativa, mas terminarei o artigo com a foto abaixo para nos fazer pensar melhor sobre as conseqüências de atos inseguros no trânsito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário