terça-feira, 7 de setembro de 2010

Segurança no lar


Quase todos os dias vemos nos noticiários ou ouvimos dos colegas relatos de acidentes ocorridos em residências, principalmente com crianças. Esses acidentes são os mais variados possíveis, ingestão de água sanitária ou outros  produtos de limpeza, queimaduras, explosão de panelas de pressão e até acidentes ainda mais graves, como explosão de botijões de gás ou acidentes com armas de fogo. Esses acidentes são fáceis de serem evitados, basta tomar  medidas simples e adotar cuidados básicos com os equipamentos e produtos de uso domésticos.

Mantenha remédios fora do alcance das crianças. Caso haja acidentes com remédios levar a criança imediatamente ao médico com a embalagem. Você pode consultar o website http://www.ceatox.org.br/ ou em caso de emergência ligar para 0800 0148 110.

Guardar produtos de higiene e limpeza em locais altos, longe do alcance das crianças. 
Orientar sobre o perigo de manusear álcool ou removedores, mantendo-os longe do fogo.

 Os disjuntores da entrada de energia, que protegem o circuito,  devem ser  de boa qualidade. As tomadas  elétricas devem  ser mantidas  em  bom  estado e, se  houver  criança pequena em casa, elas devem ser tampadas.
Oriente seu filho a não empinar pipa perto das redes de energia elétrica.

Apartamento ou sobrado com criança devem possuir nas janelas e varandas telas ou grades protetoras. Acidentes deste tipo são geralmente fatais.

O ferro de passar roupas deve ser desligado sempre que a pessoa precisar se ausentar, para atender a porta, o telefone, as crianças ou qualquer outra atividade.

Sempre que possível o botijão deve ficar na parte externa da casa. Ao trocar o botijão, teste se não existe vazamentos. Para isso utilize espuma de sabão ou detergente. NUNCA teste com fogo.

 As panelas, no fogão devem ficar com o cabo para dentro, isso evita que crianças pequenas puxem os cabos e o líquido quente caia sobre elas causando graves queimaduras. 
Facas e  materiais cortantes devem ser sempre bem guardados.

As válvulas das panelas de pressão devem ser limpas regularmente para que não entupa, provocando explosão. A borracha deve estar em bom estado, para evitar perda de pressão, e na abertura da panela quente, verificar se não há pressão residual que possa causar o lançamento repentino de vapor sobre a pessoa.

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito "Aedes aegypti".
O mosquito da dengue se reproduz em vasilhas com água, tais como: pneus, latas, garrafas, vasos, caixa d'água, etc. Tampe caixas d'água. Retire, de seu quintal, todo material que possa acumular água.  Balanços feitos com pneus devem ser furados na parte inferior. Garrafas devem ser guardadas com a boca para baixo. Não cultive plantas em vasilhas com água.